top of page
Foto do escritorVale PCD

Como promover acessibilidade nas redes sociais: parte 2

Atualizado: 2 de jul. de 2020



Foto com fundo cinza, um arco-íris no centro e uma mulher segurando o celular com expressão de surpresa. Ela veste uma camisa de manga, preta com listras brancas na horizontal e está com o cabelo preso. No canto inferior direito, a logo do projeto.

 

No post anterior, trouxemos muitas informações sobre como tornar suas redes acessíveis com foco em pessoas com deficiência visual, mas você sabe como promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva?

No Brasil há cerca de 32.121 pessoas com deficiência auditiva, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), e muita produção audiovisual não as consideram como parte do seu público.

Como tornar meus vídeos mais acessíveis?

Vale salientar que nem todo surdo foi alfabetizado em português, muitos já nasceram com a deficiência e foram alfabetizados pela linguagem brasileira de sinais (Libras). Cerca de 80% dos surdos do mundo são analfabetos nas línguas escritas. A dificuldade de aprendizado da língua portuguesa escrita pode estar ligada a diversos fatores, como a impossibilidade de aprender através da fonética e som, a aquisição de linguagem tardia, ou mesmo, a diferença da estrutura gramatical da Libras e do português.

É importante proporcionar legendas nos vídeos, se puder, usar um intérprete de libras, garantindo que sua mensagem seja passada para todes.

Inclusão além da deficiência

Para você ter uma noção da importância das legendas, de acordo com o Digiday, 85% dos vídeos no Facebook são assistidos sem som. Logo, se o vídeo não tiver legendas e não bem explicado em imagens, existem grandes chances dele ser rejeitado pelo público.





18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page